Nesta edição da newsletter, eu vou compartilhar como começar mesmo que você ainda não se sinta pronto.

Ao aprender isso, você vai se destacar de outros profissionais que resistem a dar o primeiro passo mesmo que se sintam preparados. O motivo óbvio é que você saiu na frente mesmo, independente de estar preparado ou não.

Se achar interessante receber artigos como este semanalmene no seu e-mail, talvez faça sentido assinar a newsletter. Use este formulário aqui embaixo para se inscrever grátis:

Enfim...

A grande verdade é que o excesso de informação nos faz acreditar que sempre precisamos aprender "a próxima coisa" antes de iniciar a luta pelos nossos objetivos.

Quem espera ficar pronto não sai do lugar

Existem dois tipos de profissionais: os que estão prontos e os que não estão.

Vamos ser sinceros: quem está pronto não precisa de ajuda.

Ele já está preparado: quando agir é bastante provável que consiga resultados rápidos e, caso falhe no processo, sabe como transformar seus erros em conhecimento.

Essa edição não é sobre quem está pronto.

Ela é sobre aqueles que não se sentem preparados como eu não me sentia quando comecei procurar emprego no exterior ou como muitos não se sentem quando vão fazer uma atividade que exige um conhecimento que às vezes não tem.

  • Um site
  • Um projeto
  • Um aplicativo
  • Uma newsletter
  • Um emprego melhor
  • Um salário mais interessante
  • Um emprego no exterior, se mudando ou trabalhando remoto.

A boa notícia é que é possível começar sem estar preparado e aprender com a sua própria jornada.

Aqui está como, passo a passo:

Passo 1: Comece com o que você tem

Ao invés de esperar pelas condições ideais, comece com o que você tem agora.

Dar o primeiro passo cedo, nas condições que você tiver, vai te proporcionar iniciar rápido e entender seus erros no decorrer do caminho. Esses vão ser a sua principal fonte de aprendizado.

Eu vou usar essa própria newsletter como exemplo:

Uma newsletter típica consiste em:

  • Um formulário de registro para assinantes
  • Um artigo periódico relevante para os assinantes
  • Um sistema para enviar esses artigos para esses assinantes

Eu, no momento que escrevi esta edição, ainda não havia encontrados um mecanismo ideal para enviar os e-mails e não ter esse sistema poderia me paralisar.

Ao contrário, a sua falta me fez encontrar o tema para essa edição #1 e, mais importante, me fez me encontrar uma verdade que eu acredito:

"Você não precisa estar pronto para começar".

Passo 2: Fuja do que te paralisa

Quando estamos longe das condições ideais, nós temos um instinto que nos faz procurar rapidamente por soluções para resolver os nossos problemas.

As primeiras ideias tendem a ser convencionais e óbvias. Nós de TI, somos criativos e temos tendência a adotar soluções que deixam muitas vezes o trabalho até mais complexo.

Precisamos fugir disso.

Voltando ao exemplo da newsletter, eu ainda não tinha uma forma ideal para mandar e-mails, mas o que é de fato importante é que a mensagem chegue até você, independente do meio.

As primeiras ideias foram os grupos no WhatsApp ou Telegram, mas um novo canal de comunicação é "mais uma coisa para fazer" e provavelmente me paralisaria agora.

Não, obrigado!

Passo 3: Encontre caminhos alternativos

O sistema de envio de e-mail tem uma função única: fazer com que a mensagem chegue até você. O meu objetivo era encontrar uma maneira de colocar a mensagem na sua frente.

Encontrar soluções diferentes do convencional pode parecer difícil, mas algumas características do seu produto ou projeto podem ajudar.

A minha solução alternativa veio de uma característica do produto:

A newsletter é disponibilizada uma vez por semana, todo sábado de manhã.

Porque não criar um evento recorrente na agenda dos assinantes?

Passo 4: Dê o primeiro passo

Ao encontrar a sua solução alternativa, você já pode dar o primeiro passo.

Mesmo sem estar 100% preparado, você coloca o seu projeto no mundo com a possibilidade de coletar feedbacks, aprender com os erros e aprender a não cometê-los novamente.

Enquanto alguém está esperando ficar pronto para começar, você já está looooonge...

Então este foi o meu primeiro passo para que esta newsletter ganhasse vida:

A primeira edição, sem as condições que considerava ideais, mas que já tinha vida e cumpre o seu papel.

Repare que ao desenhar uma solução alternativa para uma dificuldade técnica, eu criei uma solução única. Eu não conheço uma newsletter baseada em eventos no calendário. Talvez essa seja a primeira do mundo. Você conhece alguma outra?

Eu fiz uma dificuldade se tonar um diferencial.

Não é sobre estar pronto.

É sobre dar o primeiro passo.
E depois o segundo.
E depois o terceiro.

É sobre progresso.


Um grande abraço e até a próxima!

✌️

_____

PS:

O momento em que você estiver pronto, existem 4 maneiras que eu posso te ajudar:

1. Guia da Vaga Gringa: Descubra como encontrar vagas de emprego no exterior com salários entre R$ 10.000 e R$ 30.000 ao mês. O guia oferece versões em livro digital e vídeo aulas e tem valor acessível a todos os bolsos.

2. CV+ | O currículo que funciona: Junte-se a 500+ profissionais que revolucionaram suas carreiras com um currículo otimizado e um perfil no LinkedIn que as destaca no mercado competitivo.

3. Trampar na Gringa: O passo-a-passo para conquistar uma vaga de trabalho no mercado internacional e ser remunerado em moeda forte e ter + qualidade de vida. Aprenda a otimizar seu currículo e perfil no LinkedIn, fazer networking com profissionais relevantes e recrutadores e se preparar para entrevistas com estratégias comprovadas.

4. Mentoria B2C : Nosso programa de mentoria prepara profissionais experientes para serem bem-sucedidos em processos seletivos internacionais. Focado em profissionais com mais de 3 anos de experiência e conhecimento intermediário ou avançado em inglês, o programa desenvolve estratégias de posicionamento, preparação e confiança. Inclui sessões individuais, encontros ao vivo, acesso a gravações, e uma comunidade exclusiva de suporte e networking.