Na edição de hoje, eu vou te mostrar como encontrar as necessidades do seu mercado.
Se você entender como encontrá-las, você vai poder otimizar o seu perfil no LinkedIn, o seu currículo e assim atrair mais oportunidades vindas através de pedidos de conexão e convites para entrevistas.
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Enfim...
Infelizmente, muitos profissionais de TI subestimam estas ferramentas e não evoluem na carreira da forma como poderiam.
O mito de um currículo por vaga
Muitos de nós acreditam que devem customizar o currículo para cada vaga de emprego.
Customizar um a um deveria, teoricamente:
- Te diferenciar de outros candidatos
- Aumentar o seu "grau de match"
- Aumentar suas chances
Na prática...
- É trabalhoso
- Consume muito tempo
- Ninguém realmente faz
A boa notícia é que...
Entender quais são as habilidades mais valorizadas para o seu mercado te poupa desse esforço a cada candidatura e te possibilita encontrar vagas que se encaixam a você.
Não o contrário.
Aqui está como, passo a passo:
Passo 1: Selecione 5 a 10 vagas relevantes
Procure por vagas onde você vê que tem um alto "grau de match", ou seja, vagas que você acredita que se encaixa muito bem.
Busque por elas na plataforma da sua preferência. Na minha opinião, o LinkedIn é o melhor lugar para encontrá-las.
Escolha as que pareçam interessantes numa olhada rápida e...
Passo 2: Procure por necessidades
Analise a descrição dessas vagas de emprego e não se esqueça:
Quem escreveu este documento foi o recrutador.
Ele está procurando por habilidades específicas e as descreve como necessidades.
Procure por habilidades técnicas e também pelas comportamentais.
Hard e soft skills, pra quem prefere um dicionário mais gourmetizado...
Passo 3: Organize as habilidades
Crie uma planilha com duas colunas.
A primeira delas deve conter as necessidades do mercado que você consegue atender, ou seja, a intersecção entre as necessidades e as suas habilidades.
Na segunda, o número de ocorrências daquele termo nas vagas que você analisou.
Por exemplo:
Analisei 10 vagas e todas elas citam "Javascript", 6 citam "VueJs" e "resolução de problemas" aparece em 5 delas.
Passo 4: Entenda o seu mercado
Por fim, organize essas habilidades por ordem de ocorrências, ou seja:
Os termos mais encontrados ficam acima e os menos encontrados abaixo.
Agora você tem:
A lista das principais necessidades do mercado para a sua função.
Ou em outros termos:
As palavras-chave que você deve usar no seu perfil no LinkedIn e no seu currículo.
Exatamente os termos que os recrutadores estão procurando...
Se você quer entender como usá-los de forma estratégica, sugiro que você conheça o CV+.
Ele é um curso rápido, acessível e vai começar a trazer resultados através do seu currículo e do seu LinkedIn em poucas horas.
Já ouviu falar sobre sorte? Você a está criando!
Ao analisar muitas vagas você consegue:
- Descobrir as habilidades que são mais valorizadas para o seu mercado
- Otimizar o seu perfil no LinkedIn e o seu currículo para atrair oportunidades
- Se posicionar como uma opção viável e com chances para a grande maioria delas
Ao usar essa estratégia, eu não customizo o meu currículo para vagas específicas.
Ao invés, eu tenho um que valoriza as minhas habilidades para um mercado inteiro:
O meu mercado.
Bom, é isso por hoje.
Espero que você tenha gostado.
Um grande abraço e até a próxima!
✌️
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PS:
O momento em que você estiver pronto, existem 4 maneiras que eu posso te ajudar:
1. Guia da Vaga Gringa: Descubra como encontrar vagas de emprego no exterior com salários entre R$ 10.000 e R$ 30.000 ao mês. O guia oferece versões em livro digital e vídeo aulas e tem valor acessível a todos os bolsos.
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