Na edição de hoje eu vou ensinar como encontrar oportunidades de emprego dentro da sua própria rede de contatos.
Ao aprender a utilizar sua rede de contatos, você poderá ter acesso a oportunidades de emprego que talvez não estejam disponíveis em sites de busca de emprego e, melhor que isto, você poderá construir relacionamentos profissionais valiosos com pessoas ligadas direta ou indiretamente a estas oportunidades.
Se achar interessante receber artigos como este semanalmene no seu e-mail, talvez faça sentido assinar a newsletter. Use este formulário aqui embaixo para se inscrever grátis:
Enfim...
Nós da área de tecnologia costumamos perder muitas oportunidades que estão na nossa cara, mas não as encontramos porque procuramos em todos os lugares, menos naqueles que estão a um passo de distância.
Oportunidades escondidas
Quando procuramos por uma nova oportunidade de emprego, costumamos acessar o LinkedIn e vamos direto para a área de vagas.
Os alunos do Trampar na Gringa costumam ter resultados ótimos ao fazer este tipo de pesquisa porque lá eles aprendem não só a aumentar a relevância dos resultados de busca ao aplicar combinações assertivas de palavras-chave, mas também a encontrar oportunidades que muitas vezes estão escondidas aos olhos da grande maioria e a abordar as pessoas responsáveis por elas.
Infelizmente nem todos sabem o que eles sabem e isto os leva a:
- Ter dificuldade em se destacar
- Sofrer com concorrência acirrada
- Não ter informações muitas vezes privilegiadas
- Perder oportunidades fáceis que estão na cara e não conseguem ver
Se você seguir o que eu vou te ensinar agora você vai ter muitas vantagens num mercado que é extremamente qualificado e tem, de certa forma, uma concorrência muito acirrada.
Aqui estão os 4 passos para encontrar oportunidades dentro da sua própria rede de contatos:
Passo 1: Não procure por vagas
Procurar vagas não é o único jeito de encontrar vagas.
Muitas vezes, também não é caminho mais inteligente.
Nós vamos chegar até elas, por um caminho alternativo, que pode ajudar a ter aquilo que muitas vezes reclamamos sentir falta: QI. Quem Indica.
Em qualquer página no LinkedIn, seja o feed, seja o seu perfil ou outro qualquer, faça uma busca em branco.
Sim, o primeiro passo para encontrar oportunidades escondidas é clicando no campo, não preenchendo absolutamente nada, e pressionando Enter para fazer a pesquisa.
Passo 2: Procure por pessoas
É isso mesmo que você percebeu: nós não estamos procurando por vagas. Estamos procurando por pessoas.
Ao fazer a sua pesquisa em branco, você verá a tela de resultados de busca do LinkedIn, mas, neste primeiro momento, esqueça os resultados. Nós vamos continuar filtrando para encontrar exatamente quem queremos: pessoas.
No cabeçalho da página, logo abaixo do campo de pesquisa, você verá uma lista de botões para filtros rápidos.
Clique no primeiro: Pessoas.
Ele ficará em verde e já estamos prontos para continuar.
Passo 3: Encontre a sua rede
Ao fazer uma pesquisa em branco e clicar em "Pessoas", você encontrará a lista de todas as pessoas cadastradas no LinkedIn.
Sim, a rede toda está disponível nos resultados da sua busca, mas o LinkedIn só te deixa navegar entre as primeiras 1000 pessoas: 100 páginas com 10 pessoas cada.
No momento que escrevo esta edição somos 891 milhões de membros na plataforma.
Procurar qualquer coisa aí ainda é procurar uma agulha num palheiro.
Para afunilar os resultados da sua busca para somente a sua rede, clique no botão logo ao lado do filtro de pessoas - conexões - e selecione a primeira opção: 1º.
Isto resultará todas as pessoas que estão na sua rede.
Estamos quase chegando lá...
Passo 4: Encontre quem está contratando
Apesar de ter em mãos a lista de todas as suas conexões, o LinkedIn continua a restringir a navegação às primeiras 100 páginas.
Isso quer dizer que se você tiver mais de 1.000 conexões, você dificilmente conseguirá navegar entre todas elas.
E honestamente, nós não estamos interessados em todo mundo. Nós queremos encontrar oportunidades, ou seja, quem está contratando.
Volte ao campo de busca e digite o seguinte termo: "contratando"
Isto trará a lista de pessoas que estão na sua rede e estão procurando por profissionais.
Se você tem uma rede majoritariamente gringa, como é o meu caso, use o termo "hiring" em inglês ou combine termos como os alunos do Trampar na Gringa e você deverá ter resultados muito interessantes.
No meu caso, hoje, entre brazucas e gringos, 364 pessoas estão procurando profissionais a serem contratados.
O melhor de tudo é que eu não preciso enviar um pedido de conexão para eles.
A oportunidade está a apenas um clique de distância: o botão "Enviar Mensagem".
Aproveite a sua.
Um grande abraço e até a próxima!
✌️
_____
PS:
O momento em que você estiver pronto, existem 4 maneiras que eu posso te ajudar:
1. Guia da Vaga Gringa: Descubra como encontrar vagas de emprego no exterior com salários entre R$ 10.000 e R$ 30.000 ao mês. O guia oferece versões em livro digital e vídeo aulas e tem valor acessível a todos os bolsos.
2. CV+ | O currículo que funciona: Junte-se a 500+ profissionais que revolucionaram suas carreiras com um currículo otimizado e um perfil no LinkedIn que as destaca no mercado competitivo.
3. Trampar na Gringa: O passo-a-passo para conquistar uma vaga de trabalho no mercado internacional e ser remunerado em moeda forte e ter + qualidade de vida. Aprenda a otimizar seu currículo e perfil no LinkedIn, fazer networking com profissionais relevantes e recrutadores e se preparar para entrevistas com estratégias comprovadas.
4. Mentoria B2C : Nosso programa de mentoria prepara profissionais experientes para serem bem-sucedidos em processos seletivos internacionais. Focado em profissionais com mais de 3 anos de experiência e conhecimento intermediário ou avançado em inglês, o programa desenvolve estratégias de posicionamento, preparação e confiança. Inclui sessões individuais, encontros ao vivo, acesso a gravações, e uma comunidade exclusiva de suporte e networking.