Hoje eu vou te ajudar a falar um inglês melhor usando o vocabulário que você já tem e usa no seu dia-a-dia no seu trabalho.
No Inglês, se você focar suas atenções para o vocabulário que são relativos ao trabalho que você já executa, ou seja, relativos a sua função, você poderá ter uma comunicação mais eficaz, vai ter mais autoconfiança e isto vai te levar a melhores oportunidades de emprego e, consequentemente, a mais qualidade de vida e pacotes de compensação melhores.
Se achar interessante receber artigos como este semanalmene no seu e-mail, talvez faça sentido assinar a newsletter. Use este formulário aqui embaixo para se inscrever grátis:
Enfim...
Infelizmente, grande parte do mercado de idiomas prega que o seu nível de Inglês precisa ser "perfeito" para conseguir boas oportunidades, mas ensinam um inglês vasto, diverso e que muitas vezes não é relevante para aquilo que você já faz.
Quem estuda muito, aprende pouco
Parece contraditório, mas estudar sobre muitas áreas diferentes nos faz aprendermos pouco nelas todas.
Fatalmente, hora ou outra, e na hora que você precisa falar sobre o que realmente importa, você se sente limitado porque o seu vocabulário, embora vasto, é limitado.
A grande verdade é que mudar isso depende mais de você do que de qualquer um.
Mas eu vou te mostrar agora o caminho que me ajudou, ajuda meus parceiros de negócios e alunos e talvez possa te ajudar.
Aqui estão os 4 passos para falar inglês melhor usando o vocabulário que você já tem:
Passo 1: Encontre o "core" do seu vocabulário
Em todas as áreas, assim como na nossa área de TI, existem expressões que são pouco conhecidas fora da área: isto é o que eu chamo de vocabulário técnico.
Eu, como desenvolvedor de frontend, estou acostumado com alguns termos como HTML, CSS e Javascript. Por também ter conhecimentos em outras áreas do desenvolvimento web, como backend e marketing, alguns outros termos que me são familiares são SQL, SQL Server, MySQL e também SEO.
Não se preocupe por enquanto em como tudo isto vai soar em inglês ainda. Eu vou te falar exatamente o que fazer com tudo isto no fim deste artigo.
Então, ainda em português, vamos para o próximo passo:
Passo 2: O que você faz no dia-a-dia?
O próximo passo lógico após identificar o núcleo do seu vocabulário é estendê-lo. Eu gosto de começar este exercício me fazendo a seguinte pergunta.
"O que eu faço todos os dias no trabalho?"
Voltando para o meu exemplo, como desenvolvedor de frontend, eu:
- Faço estimativas
- Crio interfaces de usuário
- Implemento funcionalidades
- Reviso código dos membros do time
- Peço para o meu time revisar o meu código
- Corrijo defeitos encontrados no produto
- Me comunico com o time no Slack
- Participo da "daily" e da "retro"
- Participo de reuniões
- Escrevo e-mails
Pensar nas ações que eu faço no dia a dia me ajuda a começar entender quais são as expressões que eu mais uso.
Passo 3: Tirando leite de pedra: o que mais você faz?
Ao encontrar as expressões que você mais usa, quebre-as em palavras e tente encontrar outras palavras que se relacionam aquelas.
Vou usar esta expressão como exemplo:
"Escrevo e-mails"
O que mais eu escrevo?
- Documentação
- Testes unitários
O que mais eu faço com e-mails?
- Recebo
- Agendo
- Envio a newsletter
E assim expando o vocabulário que é ligado diretamente as atividades que eu executo no meu dia-a-dia.
Este é o meu vocabulário.
Que pode até ser parecido, mas é diferente do seu.
Passo 4: Let's Go English!
De uma lista inicial de 10 a 20 termos e expressões que eu mais uso, agora tenho um vocabulário que está próximo ou supera 100 palavras que estão diretamente ligadas aquilo que eu faço todos os dias.
Todos-os-dias.
Agora, sim, chegou a hora de migrarmos pro inglês.
Eu costumo usar o Google Tradutor para 2 coisas:
- Traduzir cada uma destas palavras
- Ouvir como cada uma delas é pronunciada
Nem sempre eu encontro os melhores resultados e algumas vezes eu sinto falta de algum contexto, então faço uma pesquisa simples no Google, usando a palavra em inglês e tento entender os possíveis contextos para aquela palavra.
Você percebeu que todos os passos são focados exclusivamente no trabalho?
Não me interessa, nesse momento, saber como pedir um café, uma cerveja ou entender um diálogo sobre viagens entre dois desconhecidos, como vemos às pencas nos livros das escolinhas de Inglês.
O que me interessa aqui é te mostrar que é possível melhorar o seu Inglês exatamente nas áreas que podem, efetivamente, mudar a sua vida.
Entender e saber o Inglês do meu dia-a-dia me ajudou a mostrar que, por mais que ainda tivesse dificuldades no idioma em outras áreas, ao menos uma parte eu dominava: a minha área de conhecimento.
Isso mudou a minha vida.
Talvez te ajude a mudar a sua.
Enfim...
Estes são os meus 2 centavos sobre como falar Inglês melhor ao reduzir o escopo do vocabulário para o vocabulário do seu negócio.
Isto é Inglês de Business.
Um grande abraço e até a próxima!
✌️
_____
PS:
O momento em que você estiver pronto, existem 4 maneiras que eu posso te ajudar:
1. Guia da Vaga Gringa: Descubra como encontrar vagas de emprego no exterior com salários entre R$ 10.000 e R$ 30.000 ao mês. O guia oferece versões em livro digital e vídeo aulas e tem valor acessível a todos os bolsos.
2. CV+ | O currículo que funciona: Junte-se a 500+ profissionais que revolucionaram suas carreiras com um currículo otimizado e um perfil no LinkedIn que as destaca no mercado competitivo.
3. Trampar na Gringa: O passo-a-passo para conquistar uma vaga de trabalho no mercado internacional e ser remunerado em moeda forte e ter + qualidade de vida. Aprenda a otimizar seu currículo e perfil no LinkedIn, fazer networking com profissionais relevantes e recrutadores e se preparar para entrevistas com estratégias comprovadas.
4. Mentoria B2C : Nosso programa de mentoria prepara profissionais experientes para serem bem-sucedidos em processos seletivos internacionais. Focado em profissionais com mais de 3 anos de experiência e conhecimento intermediário ou avançado em inglês, o programa desenvolve estratégias de posicionamento, preparação e confiança. Inclui sessões individuais, encontros ao vivo, acesso a gravações, e uma comunidade exclusiva de suporte e networking.