Hoje eu vou te mostrar como valorizar o seu trabalho.
Ao mostrar o valor do trabalho você aumenta as suas chances de ser promovido, de receber aumentos salariais ou de conquistar empregos com condições melhores.
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Enfim...
Nós, profissionais de TI, chamamos mais atenção para o trabalho em si do que ao resultado e o impacto que ele trouxe para o negócio, que é o que faz diferença.
"Eu não fiz nada de especial"
Vamos ser honestos: nós fazemos "as mesmas coisas" todos os dias.
Como desenvolvedor de front-end, sempre fui responsável pelas interfaces dos projetos onde eu trabalhava.
Tecnicamente, a minha função era desenvolver Javascript, CSS e HTML.
Nada de especial para um desenvolvedor de front-end.
Para ter destaque, exponha seu trabalho, mas também o impacto que ele causou.
Assim você mostra que é orientado a resultados e, mais que isso, prova com números.
Como mostrar o valor que você gera, provando com números:
Passo 1: Revise os objetivos dos projetos que você atuou
Identifique quais eram os objetivos reais dos projetos que você participou.
Pense um pouco além da funcionalidade...
Certa vez eu trabalhei num projeto onde a ideia principal era fazer agendamentos online.
O objetivo era abrir um novo canal de atendimento. O modelo anterior os limitava aos horários comerciais. No novo, o cliente poderia fazer o seu próprio agendamento, 24/7.
Para mim, é muito claro que existiam dois objetivos:
- Aumentar o poder de atendimento
- Diminuir custos com pessoal
Eu não estou aqui para questionar objetivos empresariais ou se eles são corretos ou não...
Existem objetivos por trás dos objetivos.
Do lado de lá, são eles que importam.
Passo 2: Identifique a sua contribuição para cada projeto
Após identificar os objetivos reais de cada projeto, coloque o seu trabalho em pauta.
Não se preocupe em relembrar qual foi a tarefa técnica que você fez naquele projeto.
O que importa, para quem contrata ou avalia, é:
O que você fez que ajudou o projeto a atingir o seu objetivo?
- Implementou um checkout
- Criou uma aplicação mobile
- Desenhou uma landing page
- Desenvolveu uma página web
- Melhorou a performance da aplicação
- Criou um script para extração de dados
Não se preocupe com a técnica que você usou:
Eles vêm valor no produto final, não nos meios pra chegar até ele.
Passo 3: Relacione a sua contribuição ao objetivo
Até agora, tudo o que você tem é:
- Uma lista dos projetos que você atuou e os seus objetivos
- Uma lista das suas principais contribuições nestes projetos
Este é o momento para ligar uma coisa a outra.
Relacione a sua contribuição com o que ela fez para que o objetivo do projeto fosse atingido.
Antes você tinha isso:
"Desenvolvi uma página com HTML, CSS e Javascript"
Agora você tem isso:
"Aumentei a capacidade de atendimento e a lucratividade da empresa ao implementar o sistema de agendamento online"
É resultado que eles querem?
Toma!
Passo 4: Quantifique os seus resultados
"Aumentei a capacidade de atendimento e a lucratividade da empresa ao implementar o sistema de agendamento online"
Já parece música para os ouvidos de muitos.
Ao seguir essa estratégia até aqui, você já estará na linha de frente da sua função.
Se quiser ir além, seja específico e use números nos seus resultados.
Use unidades como "$", "%", além, claro, dos números.
Consiga dados reais reativando o contato com colegas com quem talvez não fale há tempos.
"Diminuí os custos mensais em 40% ao desenvolver o sistema de atendimento"
"Aumentei a capacidade de agendamento em 200% ao implementar o sistema de agendamento online 24/7"
Números = resultados = valor
Essa é a cereja do bolo.
Se você seguir esses 4 passos, você terá noção do impacto do seu trabalho para a empresa que você trabalha, para as que você trabalhou e também para os seus clientes.
Essas serão as suas cartas na manga para quando for negociar uma promoção, um aumento de salário ou uma oportunidade em outra empresa.
Use-as!
Um grande abraço e até a próxima!
✌️
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PS:
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