Na edição de hoje eu vou te mostrar como reagir a abordagens de recrutadores no LinkedIn.

Ao aprender reagir a abordagens de recrutadores, você terá maior sucesso ao expandir sua rede de contatos profissionais, terá maiores chances de descobrir novas vagas e irá se destacar como um candidato forte, interessado e disposto para as futuras entrevistas e oportunidades de trabalho.

Se achar interessante receber artigos como este semanalmene no seu e-mail, talvez faça sentido assinar a newsletter. Use este formulário aqui embaixo para se inscrever grátis:

Enfim...

Infelizmente, muitas pessoas perdem oportunidades de trabalho por não saberem como reagir a abordagens profissionais e manter as suas redes de contato pequenas, e assim se sentem estagnados na carreira por muito tempo.

Desinteressado, pouco profissional ou rude

Ao não responder às mensagens de recrutadores, você passa sinais que não vão causar uma boa impressão e que vão levantar uma bandeira vermelha no processo de contratação:

  • Você não está interessado em ampliar a sua rede de contatos profissionais
  • Você não está procurando novas oportunidades de trabalho
  • Você não está disposto a conversar
  • Você não quer evoluir na carreirasu
  • Você é mal educado ou rude

Eu tenho certeza que essas não são as impressões que você quer causar.

A boa notícia é que com um pouco de dedicação e esforço você pode alterar este panorama e alcançar os seus objetivos profissionais.

Aqui está como:

Passo 1: Aceite o pedido de conexão

Quando alguém te adiciona no LinkedIn, aceite o pedido caso sinta que o contato é relevante.

Embora a maioria dos contatos venham de recrutadores, muitas vezes você pode ser abordado por colegas de função, gerentes de contratação ou outros profissionais da sua área.

Aceitar conexões relevantes pode ajudar a conhecer pessoas importantes e influentes no seu ramo de atuação e isto pode ser uma grande vantagem para a sua carreira.

Ao aceitar uma conexão no LinkedIn, você está abrindo as portas para novas possibilidades e se preparando para o futuro.

Passo 2: Mande uma mensagem personalizada

No LinkedIn, um pedido de conexão pode ser enviado de 2 formas:

  • Com mensagem personalizada
  • Sem mensagem personalizada

A maioria deles é enviado sem mensagem e muitos não são aceitos por causarem dúvidas sobre o motivo do pedido.

Depois de aceitar o pedido de conexão, é uma boa ideia enviar uma mensagem personalizada para o recrutador. Isso mostra que você está realmente interessado em conversar e ajuda a iniciar uma conversa.

No LinkedIn desktop, é fácil: ao pedir para conectar, o LinkedIn oferece a opção “Adicionar nota”.

No mobile, o comportamento é um pouco diferente: o botão “Conectar” não oferece a opção. Para adicionar uma nota, você deve clicar no botão “Mais” (representado com 3 pontinhos) e depois em “personalizar convite”.

Passo 3: Termine a mensagem com uma pergunta

Ao escrever a sua mensagem, adicione uma pergunta para manter a conversa fluindo e promover a interação. As pessoas tendem a responder quando recebem perguntas.

Quando o convite de conexão chega com mensagem, responda a mensagem e faça a pergunta com a finalidade de aprofundar no assunto.

Caso o pedido chegue sem mensagem, mostre que você notou que recebeu o pedido e pergunte como pode ajudar.

Esta é a estratégia que eu uso e tenho taxas de respostas significativas.

Lembre-se, ter contato com recrutadores no LinkedIn é uma ótima maneira de expandir sua rede de contatos profissionais e abrir portas para futuras oportunidades de trabalho.

Bora abrí-las?


Um grande abraço e até a próxima!

✌️

_____

PS:

O momento em que você estiver pronto, existem 4 maneiras que eu posso te ajudar:

1. Guia da Vaga Gringa: Descubra como encontrar vagas de emprego no exterior com salários entre R$ 10.000 e R$ 30.000 ao mês. O guia oferece versões em livro digital e vídeo aulas e tem valor acessível a todos os bolsos.

2. CV+ | O currículo que funciona: Junte-se a 500+ profissionais que revolucionaram suas carreiras com um currículo otimizado e um perfil no LinkedIn que as destaca no mercado competitivo.

3. Trampar na Gringa: O passo-a-passo para conquistar uma vaga de trabalho no mercado internacional e ser remunerado em moeda forte e ter + qualidade de vida. Aprenda a otimizar seu currículo e perfil no LinkedIn, fazer networking com profissionais relevantes e recrutadores e se preparar para entrevistas com estratégias comprovadas.

4. Mentoria B2C : Nosso programa de mentoria prepara profissionais experientes para serem bem-sucedidos em processos seletivos internacionais. Focado em profissionais com mais de 3 anos de experiência e conhecimento intermediário ou avançado em inglês, o programa desenvolve estratégias de posicionamento, preparação e confiança. Inclui sessões individuais, encontros ao vivo, acesso a gravações, e uma comunidade exclusiva de suporte e networking.