Na edição de hoje eu vou mostrar o meu método que eu considero ideal para como lidar após fazer uma entrevista desastrosa.

Se você aprender a implementar este método, você vai:

  • Entender quais são as habilidades que te destacam
  • Identificar as habilidades nas quais você precisa melhorar
  • Se sentir mais preparado e mais confiante para dar o próximo passo
  • Aumentar suas chances ao aplicar um processo de melhoria contínua na própria carreira

Ao seguir este processo de 4 passos, você vai se tornar um profissional de TI mais preparado, confiante e aumentará suas chances de sucesso em entrevistas futuras.

Se achar interessante receber artigos como este semanalmene no seu e-mail, talvez faça sentido assinar a newsletter. Use este formulário aqui embaixo para se inscrever grátis:

Enfim...

Infelizmente, muitos profissionais não tem um sistema que os permita identificar como melhorar pontualmente e perdem um tempo enorme estudando coisas que vão os ajudar pouco ou quase nada.

Menos é mais

Se você está começando agora, provavelmente tem muito a aprender.

Se você direcionar os seus estudos focado naquilo que vai trazer mais resultados, é natural que você veja resultados mais rápidos.

Agora, se você já deu alguns passos na carreira e já tem alguma (ou muita) experiência, você já deve ter áreas de conhecimento que domina, mas...

Se me permite uma citação aleatória de Wesley Safadão e Marcos & Belutti, sempre tem "aquele 1% vagabundo".

"Tô namorando todo mundo,99% anjo, perfeitoMas aquele 1% é vagabundo,aquele 1% é vagabundo,safado e elas gostam"

As empresas sabem quais 1% são as pedras nos sapatos da maioria dos candidatos e elas sabem que esses 1% são aqueles que "separam os homens dos meninos".

Se identificar qual é o próximo 1% que você precisa melhorar e trabalhar para isso, você se tornará um profissional ainda melhor e, ainda melhor, justamente nas habilidades que mais importam para a sua carreira e para as empresas.

Como reagir a uma entrevista desastrosa em 4 passos:

Passo 1: Relembre a sua última entrevista

Pode parecer estranho, mas este método não ensina a "começar do zero".

Você fez uma entrevista e sentiu que poderia ter desempenho melhor.

Este é o início: o momento que você está agora.

Se a sua última entrevista foi há mais de 2 semanas, é provável que você se recorde de poucas coisas em detalhes. Neste caso, eu sugiro que você faça uma nova entrevista seguindo o mesmo método que você usou para se preparar e a use como seu ponto inicial.

Reflita sobre a sua última entrevista e tente relembrar quais foram as perguntas que te foram feitas. É muito provável que você não se recorde de todas as perguntas, mas eu tenho certeza que vai se lembrar das mais comuns e daquelas que te deram calafrios.

São estas que estamos procurando.

Passo 2: Faça uma autoavaliação do seu desempenho

Uma vez que você relembrou a sua última entrevista, você deve ter se notado que muitas perguntas são iguais ou variações de perguntas que você respondeu em outras entrevistas no passado.

Muitas das perguntas são comuns em todas elas e, se você entender quais são essas perguntas comuns, poderá se preparar para ter respostas mais claras e assertivas.

Relembre os momentos onde você sentiu que o entrevistador não entendeu exatamente aquilo que você estava falando ou aqueles momentos onde você não se sentiu confortável ao dar uma resposta.

Se alguém não entendeu algo que você explicou, muito provavelmente você:

  1. Tem o conhecimento, mas não conseguiu ser claro ao explicar
  2. Tem uma lacuna no seu conhecimento

Em ambos os casos, você sabe que tem um problema e onde atuar para melhorar.

Passo 3: Trabalhe nos pontos de melhoria

Evite estudar muitas coisas de uma vez só.

Mesmo que você tenha encontrado vários pontos de melhoria e ache que precisa de muito para evoluir, trabalhe pontualmente em apenas um ou dois deles.

Estabeleça o seu critério para selecionar os que considera mais importantes primeiro, mas, se me permita uma sugestão, comece por aqueles que são mais fáceis e podem trazer resultados mais rápidos.

O nosso objetivo é melhorar contínuamente, um pouquinho por vez, e não "um tantão no fim do ano".

Passo 4: Se candidate para novas entrevistas

Talvez você tenha percebido que o passo 4 é a volta para o início do ciclo.

O passo 4 te leva de volta ao passo 1.

Se candidate a mais vagas e receba convites para fazer novas entrevistas.

Se você não recebe convites para entrevistas, considere conhecer o meu curso sobre currículo e perfil no LinkedIn: um perfil atrativo e um currículo que convence são o caminho para conseguir mais entrevistas.

Ao implementar este método, você terá um processo de melhoria contínua aplicado na sua própria carreira e será um profissional melhor e mais preparado depois de cada entrevista que fizer.

Não é isso que você quer?


Um grande abraço e até a próxima!

✌️

_____

PS:

O momento em que você estiver pronto, existem 4 maneiras que eu posso te ajudar:

1. Guia da Vaga Gringa: Descubra como encontrar vagas de emprego no exterior com salários entre R$ 10.000 e R$ 30.000 ao mês. O guia oferece versões em livro digital e vídeo aulas e tem valor acessível a todos os bolsos.

2. CV+ | O currículo que funciona: Junte-se a 500+ profissionais que revolucionaram suas carreiras com um currículo otimizado e um perfil no LinkedIn que as destaca no mercado competitivo.

3. Trampar na Gringa: O passo-a-passo para conquistar uma vaga de trabalho no mercado internacional e ser remunerado em moeda forte e ter + qualidade de vida. Aprenda a otimizar seu currículo e perfil no LinkedIn, fazer networking com profissionais relevantes e recrutadores e se preparar para entrevistas com estratégias comprovadas.

4. Mentoria B2C : Nosso programa de mentoria prepara profissionais experientes para serem bem-sucedidos em processos seletivos internacionais. Focado em profissionais com mais de 3 anos de experiência e conhecimento intermediário ou avançado em inglês, o programa desenvolve estratégias de posicionamento, preparação e confiança. Inclui sessões individuais, encontros ao vivo, acesso a gravações, e uma comunidade exclusiva de suporte e networking.