Hoje eu vou compartilhar como identificar se você está na mira de uma demissão e como se antecipar antes que o pior aconteça.

Se você aprender a identificar os sinais, que muitas vezes claros, você poderá se antecipar e encontrar oportunidades antes que alguém te chame numa salinha e te mande passar no RH mesmo depois de tanto esforço e dedicação.

Se achar interessante receber artigos como este semanalmene no seu e-mail, talvez faça sentido assinar a newsletter. Use este formulário aqui embaixo para se inscrever grátis:

Enfim...

Apesar de saberem que em momentos de crise qualquer um está na mira-de-tiro e pode ser alvo num programa de demissões em massa, muitos profissionais de TI demoram a se movimentar e quando notam já estam em casa numa quarta-feira de manhã, com pijama, pantufas e, mesmo que não seja o caso, se sentindo incompetentes.

O pior momento para procurar emprego é quando você precisa

Enfrentar um processo de demissão é uma situação desafiadora.

Caso você já tenha passado por isso, é provável que tenha experimentado sentimentos negativos como:

  • Injustiça
  • Vitimização
  • Incompetência

A pressão financeira é inevitável:

Os boletos não param de chegar e você se sente obrigado a encontrar algo rápido para não comprometer a sua vida pessoal ou da família.

Aí você se encontra na situação onde precisa aceitar uma oferta que não te interessa em virtude do momento delicado pelo qual se está passando.

Veja: você não precisa esperar esse cenário desfavorável para começar se movimentar, primeiro identificando se você está na mira e aí e se antecipar antes que o pior aconteça.

Aqui está como, passo a passo:

Passo 1: Identifique os sinais

As empresas costumam deixar sinais que as coisas não estão boas e estes, muitas vezes, são muito claros.

Alguns deles são:

  1. Terceiros tendo contratos encerrados precocemente
  2. Contratações congeladas de uma hora pra outra
  3. Menos vagas de emprego no site da empresa
  4. Benefícios desaparecendo (lanches / bonus)
  5. Concorrentes demitindo pode mostrar dificuldades no setor
  6. Profissionais de liderança pulando pra fora do barco antes de afundar
  7. Profissionais estão desocupados por falta de demanda em projetos

Se você identificar um ou mais destes sinais, preste atenção.

Se você estiver desalocado ou passando por problemas de performance...

Seja inteligente e abra os seus olhos. Rápido.

Passo 2: Atualize seu perfil no LinkedIn e currículo

Enquanto algumas empresas demitem, outras estão nadando de braçadas em oceanos azuis e contratam em ritmo acelerado.

O LinkedIn é um mundo de oportunidades.

Com um perfil bem escrito e um currículo que funciona, você vai estar na frente de 85% dos candidatos e poderá conseguir muitos convites para entrevistas.

Talvez seja inteligente dar uma olhada no meu curso CV+.

Ele vai te ensinar escrever um currículo direto e claro, além de te guiar para um perfil no LinkedIn que atrai recrutadores e não deixa dúvidas que você é a pessoa que estão procurando.

Veja mais aqui.

Passo 3: Receba oportunidades todos os dias

Lembre-se: o pior momento para procurar emprego é quando você precisa.

Faça uma pesquisa que atenda aos seus critérios no LinkedIn e configure um alerta para receber vagas no intervalo de tempo que você preferir.

Ao ser notificado quando novas vagas são publicadas, você pode se candidatar quando o processo tem pouca "concorrência" e caso tenha boa performance no início do processo, pode avançar rápido e receber uma proposta formal.

Não espere se sentir um incompetente de pantufas numa quarta de manhã:

Só quem tem oportunidades melhora as condições de vida.

Faça elas te encontrarem.


Um grande abraço e até a próxima!

✌️

_____

PS:

O momento em que você estiver pronto, existem 4 maneiras que eu posso te ajudar:

1. Guia da Vaga Gringa: Descubra como encontrar vagas de emprego no exterior com salários entre R$ 10.000 e R$ 30.000 ao mês. O guia oferece versões em livro digital e vídeo aulas e tem valor acessível a todos os bolsos.

2. CV+ | O currículo que funciona: Junte-se a 500+ profissionais que revolucionaram suas carreiras com um currículo otimizado e um perfil no LinkedIn que as destaca no mercado competitivo.

3. Trampar na Gringa: O passo-a-passo para conquistar uma vaga de trabalho no mercado internacional e ser remunerado em moeda forte e ter + qualidade de vida. Aprenda a otimizar seu currículo e perfil no LinkedIn, fazer networking com profissionais relevantes e recrutadores e se preparar para entrevistas com estratégias comprovadas.

4. Mentoria B2C : Nosso programa de mentoria prepara profissionais experientes para serem bem-sucedidos em processos seletivos internacionais. Focado em profissionais com mais de 3 anos de experiência e conhecimento intermediário ou avançado em inglês, o programa desenvolve estratégias de posicionamento, preparação e confiança. Inclui sessões individuais, encontros ao vivo, acesso a gravações, e uma comunidade exclusiva de suporte e networking.