Na edição de hoje eu vou te mostrar como transformar o sonho do trabalho no exterior num plano para executar agora.

Ao transformar o sonho em um plano concreto, você poderá ter uma visão mais clara do que precisa fazer para atingir o seu objetivo. Você terá mais foco e motivação por saber onde cada passo vai te levar e isto fará com que se sinta mais confiante para caminhar em direção aos próximos.

Se achar interessante receber artigos como este semanalmene no seu e-mail, talvez faça sentido assinar a newsletter. Use este formulário aqui embaixo para se inscrever grátis:

Enfim...

Por mais que pareça óbvio mencionar isto, a falta de um plano fatalmente te levará para a procastinação e você se sentirá perdido ou desorientado.

A falta de direção leva a desmotivação

Eu não sou um grande fã da palavra motivação. Pessoas que dependem exageradamente dela tendem a paralizarem quando se sentem desmotivadas.

Me perdoe as más notícias, mas: a falta de motivação chega.

Mais cedo ou mais tarde, mas ela vem.

Se você não tiver um plano, você vai:

  • Perder tempo procurando vagas irrelevantes
  • Se candidatar para vagas que não levarão a lugar algum
  • Fazer uma preparação pobre que te levará a mais negativas
  • Se frustrar e ter certeza que o seu sonho da sua vida era só mais um...

E que não é pra você.

Mas eu trago boas notícias:

Se você seguir os passos que eu vou te mostrar agora, você vai transformar o seu sonho de trabalhar no exterior em um projeto claro, com foco em objetivos claros e que você pode começar agora.

Estes são os 4 passos:

Passo 1: Defina a sua infraestrutura

A infraestrutura de um projeto é aquilo que é configurado no início e tende a não mudar tanto ao longo do prazo. Num projeto de trabalho no ou para o exterior, eu vejo a infra como estes 3 pontos principais:

  1. Perfil no LinkedIn que atrai interessados em profissionais como você
  2. Currículo que convence que você é a pessoa certa
  3. Inglês que seja compreensível e claro

Nem sempre nós temos as melhores condições para iniciar um projeto, mas se esperarmos tê-las, provavelmente nunca sairemos do lugar.

Comece com a infra que você já tem, procure evoluir com o processo e...

Passo 2: Refine o seu backlog

No Scrum, a fase imediatamente anterior ao desenvolvimento é o refinamento. Antes ele era chamado de grooming e teve a nomenclatura alterada há poucos anos.

Esta é fase onde entendemos qual é o escopo do projeto e definimos quais serão as tarefas que teremos que executar para chegarmos ao nosso objetivo.

Num projeto de trabalho no exterior, essas são as tarefas:

  1. Encontrar vagas que "sirvam como uma luva" para as suas habilidades
  2. Garantir ter acesso a estas vagas com frequência diária ou semanal
  3. Aplicar estratégicamente para vagas com o objetivo de...
  4. Receber convites para "entrar pro jogo"

Veja: você começou sem nada. Agora você tem o escopo do primeiro sprint.

Passo 3: Planeje, execute e demonstre

A fase que nós desenvolvedores mais gostamos estamos acostumados em projetos é a fase de desenvolvimento. Essa é a fase onde nós realmente "colocamos a mão na massa" e fazemos acontecer.

Embora conheçamos por outras expressões, as tarefas que você deve executar num "sprint" de processo seletivo são muito parecidas com os ritos do Scrum:

  1. A planning é onde entendemos o escopo daquele sprint específico - ou daquela entrevista específica - e nos preparamos para executá-la da melhor forma possível
  2. O desenvolvimento é onde executamos o que planejamos na planning até chegarmos na hora dela...
  3. A Demo. A entrevista em si. O momento de mostrar que o seu projeto é exatamente aquilo que o cliente espera. A hora do show.

Uma boa planning leva a um sprint bem executado e a um cliente feliz depois da apresentação.

E tudo o que queremos é o nosso cliente feliz. Não é?

Passo 4: Revise o seu sprint

Ao final de um sprint é normal fazermos uma retrospectiva. É o momento onde podemos entender o que foi bem feito para que possamos garantir que continuemos na direção certa e também onde erramos para que evitemos esse erro no futuro.

A maioria de nós reclama de não receber feedback...

Mas raramente olha pra dentro e reflete sobre a sua performance num processo seletivo a fim de identificar onde precisa melhorar e definir planos para isso.

Uma retrospectiva bem feita leva a um projeto bem executado.

E um projeto bem executado te leva...

Pra onde você quiser.


Um grande abraço e até a próxima!

✌️

_____

PS:

O momento em que você estiver pronto, existem 4 maneiras que eu posso te ajudar:

1. Guia da Vaga Gringa: Descubra como encontrar vagas de emprego no exterior com salários entre R$ 10.000 e R$ 30.000 ao mês. O guia oferece versões em livro digital e vídeo aulas e tem valor acessível a todos os bolsos.

2. CV+ | O currículo que funciona: Junte-se a 500+ profissionais que revolucionaram suas carreiras com um currículo otimizado e um perfil no LinkedIn que as destaca no mercado competitivo.

3. Trampar na Gringa: O passo-a-passo para conquistar uma vaga de trabalho no mercado internacional e ser remunerado em moeda forte e ter + qualidade de vida. Aprenda a otimizar seu currículo e perfil no LinkedIn, fazer networking com profissionais relevantes e recrutadores e se preparar para entrevistas com estratégias comprovadas.

4. Mentoria B2C : Nosso programa de mentoria prepara profissionais experientes para serem bem-sucedidos em processos seletivos internacionais. Focado em profissionais com mais de 3 anos de experiência e conhecimento intermediário ou avançado em inglês, o programa desenvolve estratégias de posicionamento, preparação e confiança. Inclui sessões individuais, encontros ao vivo, acesso a gravações, e uma comunidade exclusiva de suporte e networking.