Na edição de hoje, vamos discutir por que você deveria considerar escrever um único currículo ao invés de personalizá-lo antes de se candidatar para cada vaga.
Eu entendo que muitos "gurus do LinkedIn", que eu carinhosamente chamo de "papagaios", advocam a favor da personalização. De fato, um currículo que "destaca o que a empresa procura" pode trazer mais "conexão" entre eles e você.
Segundo eles, destacar as habilidades e experiências que são mais relevantes para a vaga pode te destacar em relação aos outros candidatos.
E isso de fato pode ser verdade.
O que eles não te falam...
Ou talvez nunca tenham considerado, porque muitos mais reproduzem o que lhes dizem do que de fato pensam e testam as hipóteses do que estão falando...
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Enfim...
O que eles não te falam é que:
Currículos personalizados não mostram quem você é
Imagine a situação:
Você é um desenvolvedor de front-end e atua, além de Javascript, com React e teve alguma experiência com Vue e com algumas coisas que não se usa mais.
Pra "Empresa A", faz um currículo que foca no que você fez usando Javascript puro porque você identificou que Javascript é o que mais importa pra eles.
Já pra "Empresa B", você se candidata com um currículo focado nas aplicações que você fez em React, já que, segundo a sua análise, React é o que mais importa pra eles.
A "Empresa C", que é uma empresa legal, tem bom ambiente e ótima remuneração...
*Ainda usa JQuery...
Por uma coincidência do destino, você deu manutenção num legadão da massa que usava JQuery lá em mil novecentos e bolinha...
— "Porque não criar uma nova versão do currículo personalizado pra uma empresa que faz uso tecnologias que não se usa há uma década?"
Veja:
Com um currículo personalizado, você não mostra quem você é.
Ao invés de mostrar o profissional que você é, um currículo personalizado mostra...
O profissional que você foi...
Ou que talvez tenha sido...
Se essa informação for agradar alguém...
Currículos personalizados são difíceis de gerenciar
Seu telefone toca... Número desconhecido...
Você atende...
— "Bom dia, meu nome é Dilmar e estou te ligando porque nós da Empresa B gostamos muito do seu perfil. Você pode me falar um pouquinho mais sobre a sua experiência?"
Você se candidatou pra 10 vagas...
Customizou o currículo pra cada uma delas...
Eles ficaram lindos... Um mais bonitinho que o outro...
Mas...
— "O que é importante para a "Empresa B"?
Eu duvido que você, leitor, não tenha voltado no texto para encontrar o que a Empresa B precisava.
Imagina o cara alí, no telefone, na vida real...
Imagina se fosse em Inglês...
Veja...
Se você está realmente determinado em conseguir um emprego que te ajude a melhorar as suas condições de vida, suas e da sua família, independente de ser para o Brasil ou para o exterior...
Você não precisa de um currículo personalizado...
Um currículo personalizado pra cada vaga vai:
- Limitar o número de candidaturas que você pode fazer
- Trazer confusão quando o volume dessas entrevistas for alto
Você consegue perceber que estes dois fatores estão diretamente ligados?
Quando você está realmente determinado em conseguir um emprego que te ajude a melhorar as suas condições de vida, suas e da sua família...
Você precisa entender o seu mercado...
E eu não estou falando no "mercado de front-end".
Eu estou falando do mercado que:
- Tem as vagas que te interessam e
- Se interessa pelas suas habilidades
"As vagas que te interessam"
A intersecção entre eles e vocês.
"Se interessa pelas suas habilidades"
A intersecção entre eles e vocês.
Currículo personalizado é o c...
É o centro no lugar errado.
O centro não deve ser em em uma vaga isolada.
O centro deve ser em você.
O centro deve ser no seu mercado.
O centro deve ser na intersecção entre você e o seu mercado.
Você não precisa de um currículo personalizado...
Você precisa de um currículo que seja único...
Que mostre o profissional completo - e único - que você é...
E que atende as principais necessidades de um mercado específico:
O seu mercado.
Um grande abraço e até a próxima!
✌️
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